sexta-feira, 23 de outubro de 2015

ATITUDE!

Muitos funcionários já ouviram referências, positivas ou negativas, a algumas de suas atitudes. Tem gente que não consegue progredir na carreira porque não tem atitude. Tem gente que progride apesar das atitudes. E tem gente que usa a palavra como escapatória, como se ela fosse auto-explicativa, para não ter que dar maiores explicações.
Realmente, hoje em dia atitude é uma palavra abundante em sinônimos. Por exemplo:
De ‘decisão’: “Precisamos tomar uma atitude”.
De ‘comportamento’: “Não gostei nem um pouco dessa sua atitude”.
De ‘ação’: “São atitudes como essa que fazem um grande vendedor”.
De ‘determinação’: “O time voltou para o segundo tempo com mais atitude”.
De ‘posição’: “Ele está assumindo uma atitude preguiçosa”.
De ‘aceitação’: “Você precisa ter uma atitude menos crítica com relação à empresa”.
De si mesma: “Eu acho que tudo na vida é uma questão de atitude”.
De ‘sei lá’: “Ah, ela tem, assim, atitude, sabe?”.
Atitude é exatamente a mesma coisa que aptidão (a palavra original era ‘aptidude’). E significava ‘estar preparado, física e mentalmente, para executar uma tarefa’. O aluno que aprendeu a tabuada, e sabia multiplicar oito vezes nove, sem recorrer a uma calculadora, tinha uma atitude. Só que, aí, a palavra perde completamente o charme. Porque atitude dá a impressão de ser algo muito mais cósmico.
No Dicionário Houaiss, a primeira definição de atitude é “a maneira como o corpo (humano ou animal) está posicionado”. Atitude seria, portanto, a chamada ‘pose’ – e sei que muita gente concordará com isso. Na maioria dos casos, atitude é mais embalagem do que conteúdo. E, por falar em animais, o leão, por exemplo, é um que tem atitude. E, como todo chefe cheio de atitude, o leão vivia incomodado com os súditos que não mostravam atitude. Principalmente a tartaruga. E disse o leão: “Se você pensar bem, cara tartaruga, o ser humano nada mais é que um macaco que teve atitude. E veja onde ele conseguiu chegar na carreira”. Meia hora depois, a tartaruga moveu a cabeça, concordando.
E o leão continuou: “Não é que eu queira me gabar, mas veja o meu caso. Em minha casa, quem vai à caça é minha senhora, dona leoa. Além disso, ela cria nossos filhotes. O que eu sei fazer é rugir. Por isso, minha vida se resume a comer bem, a fazer sexo, e a dar ordens. Sabe por que? Porque eu tenho atitude”. E a tartaruga, após 45 minutos, assentiu. Já demonstrando impaciência com tamanha preguiça, o leão perguntou se a tartaruga tinha entendido o feedback.
E a tartaruga, uma hora depois, respondeu: “Sabe, Vossa Majestade? Eu não quero ser rei. Nem pretendo ser o mais veloz dos animais. Nem o mais bonito, nem o mais forte. Essa é a minha atitude: eu quero ser o que sou, e não o que os outros querem que eu seja. Eu já disse isso para o seu falecido bisavô. E, um dia, vou dizer para o seu bisneto”. E os dois ficaram se olhando, ambos convencidos de que o outro jamais entenderia o que é atitude. Do mesmo modo que alguns chefes e alguns subordinados se olham, todos os dias.Porque um sempre acha que atitude é o que já tem de sobra. E o outro sempre acha que atitude é o que está faltando.
 Max Gehringer.
Mova-se 
Gere oportunidades.
Ficar parado(a) não vai lhe trazer MUDANÇAS...
O que está faltando para você tomar uma ATITUDE PROFISSIONAL???

Profissionais de logística: expectativas e habilidades.

No Brasil, a logística evoluiu a uma velocidade gigantesca nos últimos dez anos, exigindo dos profissionais da área uma visão integrada de todo o processo e uma postura colaborativa junto aos Clientes internos e externos e Fornecedores. 

Paralelamente, o quadro de funcionários foi reduzido na maioria esmagadora das empresas, e as cobranças aumentaram em proporção desigual. Ainda junto a tudo isso, identificamos uma menor tolerância a erros e a exigência de resultados em curtíssimos prazos.
Grande parte do tempo dedicado às atividades estratégicas e táticas foi substituída pela necessidade de apresentar resultados imediatos e pelo temor de perder o emprego, forçando muitos desses profissionais a voltar-se quase que exclusivamente à rotina operacional diária. Devido ao fato de muitos deles trabalharem em torno de 10h a 14h diárias, muitas vezes independendo do cargo e do segmento em que atuam, impediu-os de se aperfeiçoar em cursos técnicos e complementares, graduação, pós-graduação e MBAs.
Neste processo evolutivo "criou-se" uma grande (e provavelmente falsa) expectativa por parte das empresas em relação ao perfil ideal do profissional de logística, e que traçam a árdua missão aos "hunters" pela busca deste profissional.
Com relação às habilidades pessoais, o profissional de logística necessita ter um bom relacionamento interpessoal, ser multifuncional, mostrar pró-atividade e comprometimento, dinamismo, agilidade, flexibilidade, bom senso e raciocínio lógico, rápido poder de reação, capacidade de trabalho em equipe, senso analítico, orientação para resultados e coragem para assumir riscos.
Quando discorremos sobre suas competências, então vem uma série de pré-requisitos primordiais e indispensáveis: permanente busca por mais conhecimentos técnicos e práticos, familiaridade com as ferramentas tecnológicas tipo ERP, WMS e TMS, maior interação com as áreas internas, foco nos Clientes e Fornecedores, visão de processos, constante preocupação com a diminuição dos custos e a realização de serviços com maior qualidade e segurança, garantindo o perfeito atendimento das entregas; pois o principal objetivo é maximizar toda a cadeia de abastecimento (supply chain) e não somente aquele elo onde atua.
Além de tudo isso, conhecimentos de matemática financeira, custos, estatística, pesquisa operacional e ferramentas de gestão da qualidade e principalmente capacidade de desenvolver, implantar e implementar projetos de melhoria contínua. 
Mas como conseguir encontrar profissionais tão capacitados e completos num mercado onde a mão-de-obra qualificada está cada vez mais rara.
De um lado é crucial que o profissional entenda seu verdadeiro papel no contexto das empresas e que tenha um perfil adequado para se adaptar às constantes mudanças e velocidade com que a área de logística avança, pensando no resultado a curto prazo, tendo a visão do médio e longo prazo para não impactar na operação. 
E de um outro, é fundamental que as empresas estejam dispostas a investir na capacitação técnica de seus colaboradores, desenvolver um plano de carreira de acordo com o potencial, entender quais são suas necessidades e expectativas resgatando as questões motivacionais de vital importância e aumentando a capacidade intelectual. Consequentemente reter talentos, permitindo-lhes desenvolver e implementar soluções diferenciadas. 
Uma "pitada" de qualidade de vida poderá ser um diferencial fundamental, ou será que qualidade de vida não combina com logística?
Infelizmente, no atual cenário em muitas empresas do setor o investimento é praticamente nulo no capital humano, e em outras, embora seja muito tímido, não atinge a cifra mínima recomendada de 0,5% a 1,0% do faturamento anual. 
A combinação de no mínimo 85% destes pré-requisitos e exigências é que garantem o alto índice de empregabilidade ou não; levando-se em consideração a disponibilidade da empresa em investir no capital humano, e o comprometimento do profissional em investir e dedicar-se na empresa.
Mais do que pró-ativos e comprometidos com os resultados da sua empresa, os profissionais de logística precisarão estar, antes, envolvidos com suas aspirações e desejos individuais.
Leda Moraes

Diretora da Netlogística

Associe conhecimentos e amplie seus horizontes e seu network profissional.


quinta-feira, 22 de outubro de 2015




Serviços de Recrutamento e Seleção: a Qualidade no atendimento é o nosso compromisso.




Agregar novos colaboradores para uma organização, envolve todo o planejamento de despesas geradas  no processo de Recrutamento e Seleção até a escolha do candidato que atenda ao perfil exigido pela empresa para vaga disponibilizada.

Desenvolver um processo de seleção por competências é uma ação primordial para vida útil e eficaz desse novo funcionário contratado.

Selecionar e contratar de forma errada , é adquirir problemas a curto, médio e logo prazo.

Por esses motivos necessários, a AgregaRH oferece serviços de Recrutamento e Seleção de candidatos através da capitação de talentos agregados à análise de currículos. Desenvolvendo técnicas e metodologias adequadas ao perfil profissional solicitado pelas empresas contratantes.

No decorrer de todo o processo, o cliente tem total liberdade para interferir na escolha e análise dos candidatos.

Atuação da AgregaRH no mercado empresarial.

A AgregaRH oferece serviços com alta qualidade  e profissionais  com o foco empresarial voltado para as áreas  de:
Gestão de Pessoas, Gestão Administrativa, Gestão de Marketing e vendas, Logística, Terceirização de serviços e na Capacitação e Desenvolvimento Profissional.
Agregando qualidade, conhecimento e confiabilidade ao campo corporativo, quanto aos profissionais que buscam ingressar no mercado de trabalho ou na recolocação para novas áreas de desempenho. 

Assim como, para quem deseja qualificação através dos treinamentos e desenvolvimentos oferecidos pela consultoria.

AgregaRH- Desenvolvimento Profissional.


O seu potencial profissional é bem maior do que você pensa.


Invista em você!


Campanha de Prevenção.


Serviços da AgregaRH

A AgregaRH Consultoria e Treinamento é uma empresa pernambucana com sede na cidade do Recife, com atividades de consultoria em gestão empresarial.
Foco principal nas áreas de:
Gestão de Pessoas, Gestão Administrativa, Gestão de Marketing e vendas, Logística,Terceirização de serviços e na Capacitação e Desenvolvimento Profissional.
Agregando qualidade, conhecimento e confiabilidade ao campo corporativo, quanto aos profissionais que buscam ingressar no mercado de trabalho ou na recolocação para novas áreas de desempenho. Assim como para quem deseja qualificação através dos treinamentos e desenvolvimentos oferecidos pela consultoria.

Liderança de alta performance!


É possível que com estes atributos possamos exercer uma liderança de alta performance, treinando e desenvolvendo pessoas para conquistar resultados extraordinários.
É uma discussão ferrenha o tema liderança. Definir liderança não é uma tarefa complexa. O que se torna difícil é definir características da pessoa que consegue exercer a liderança.
Colin Powell defende que liderança é uma arte que consegue muito mais do que a ciência da gestão diz que é possível. É uma bela frase e, até certo ponto, verdadeira.
Mas e o LÍDER, quem é este ser? O que ele faz? Quais são seus diferenciais? O que esse ser tem de especial ou diferente, que arrasta grupos e pessoas a fazerem o que precisa ser feito, extraindo o melhor dos seus seguidores?
Não adianta tentar criar uma lista de requisitos, fatores ou características esgotáveis para rotular o que é um líder.
Para muitos, liderança é caráter em ação. Fantástico, mas muitos arrastam multidões sem caráter algum. O que estes seriam? Certamente levaram às pessoas a fazerem o que eles queriam, mas, não o que as pessoas gostariam de fazer.
Por isso, penso que liderança é sim arrastar multidões, ou uma só pessoa, para fazer o que é ético fazer.
Diz-se que muitos grandes líderes lideraram exércitos, conquistaram nações, mas, sob minha ótica, quem atenta contra a vida, não pode vestir-se com o sagrado manto da liderança. Pode ser tudo, menos líder.
Quero deixar minha contribuição, do que penso estar na lista do perfil de um verdadeiro líder:
Lealdade: um líder precisa ser leal aos seus princípios e às pessoas que lidera. Se ele não for leal, transparente, poderá ter resultados em curto prazo, mas, jamais conquistará o melhor das pessoas. Poderá sim obter resultados, porém, eles estarão sempre aquém dos que poderiam ser conquistados;
Inteligência: aqui se une vários tipos de inteligência, sobretudo, a emocional. Um líder que não tem autocontrole, não poderá liderar aos outros, pois, talvez, um dos princípios mais importantes de um líder seja o de saber liderar a si mesmo;
Determinação: liderança é atitude, nem sempre, execução. Um líder não precisa fazer o que seus liderados fazem. Eles precisa saber fazer eles fazerem. Para isso, muita determinação para superar as dificuldades e comentários do tipo "mas ele não move um músculo pela empresa" devem ser rebatidos como outro tipo de comentário: "não movo um músculo visível, mas, minha mente está em constante movimentação para tornar possível o que, sem liderança, seria inatingível". Peter Drucker já disse que qualquer colaborador medíocre tomaria 95% das decisões que um líder toma. Mas, os líderes não são pagos para tomar esses 95% das decisões, mas sim, para tomar os outros 5% que só eles podem e que, quebrariam a empresa se não fossem decisões acertadas;
Entusiasmo: sem entusiasmo ninguém é convincente. Um líder é um ser entusiasmado com sua equipe, com a vida, com a empresa. Não é que não tenha momentos tensos, difíceis, mas, ele sabe o que quer, e onde encontrar o que quer, para si, para a empresa e para sua equipe, pois os ouve constantemente. Ele contagia os demais com seu entusiasmo, ele estimula a motivação das pessoas e não permite que o desânimo se apodere delas;
Ressignificância: um líder é capaz de dar significado ao trabalho de um auxiliar de produção que enfrenta um calor insuportável de uma caldeira, ganhando pouco mais que um salário mínimo. Como? Por que ele mostra a importância daquele cargo e revela, que se o indivíduo quiser, pode sair daquela função. Ele mostra a possibilidade de progresso na organização. Também, convence e persuade as pessoas dizendo que, naquele mesmo momento em que este indivíduo enfrenta um calor causticante, bilhões de pessoas pelo mundo estão passando fome, muitas morrendo e tantas outras doentes e sem oportunidades;
Atenção: um líder tem visão 360º. Ele aguça sua percepção e tem atenção elevada. Pouca coisa escapa aos seus sentidos. Ele percebe coisas que os demais que estão executando as tarefas não veem. Com isso, ganha a confiança das pessoas por mostrar a elas que podem melhorar sempre o jeito que fazem as coisas, revelando-as que, dessa forma, os resultados serão formidáveis;
Naturalidade: um líder trata naturalmente seus liderados. Ele não forja comportamentos que não possui. Ele é o que é, na essência, e não meramente na forma. Alguém que lidera criando uma forma de comportamento, brevemente será pego por sua equipe, que descobrirá sua conduta dissimulada. Liderança é o que somos e não o que fazemos;
Capacidade: as pessoas não seguem um incompetente, a não ser que também o sejam. Um líder tem de ter capacidade, sobretudo, de se relacionar com as pessoas e de desempenhar sabiamente sua liderança. Sua inteligência tem de superar os limites da execução. Seu pensamento voa, vai além, é gerencial. As pessoas admiram o líder por reconhecerem que ele tem, quando necessário, boas respostas, mas, sobretudo, quando mostra a elas que elas próprias são capazes de encontrar soluções, elevando a própria autoestima;
Amor: um líder ama o que faz, ama o que é e, ama as pessoas. Um líder que não ama tudo isso não conseguirá manter uma equipe que gera resultados acima da média. Ele será desmascarado diante de conflitos que somente um verdadeiro líder saberia solucionar. O amor está por último, porque é a base de todos os demais requisitos.
É possível que com estes atributos possamos exercer uma liderança de alta performance, treinando e desenvolvendo pessoas para conquistar resultados extraordinários.

Na Logística somos todos Garçons, Equilibristas e Mágicos!

Não é fácil trabalhar na área de logística. Somos garçons e muitas vezes somos incompreendidos.
Parece estranho, mas não é. Na logística somos todos garçons! Existimos para SERVIR. Servimos aos Clientes internos e externos. Dentre os Clientes internos podemos destacar a área de Produção, Vendas e Marketing. Externamente, servimos aos canais de distribuição e aos Clientes dos nossos Clientes. E muitas vezes também dedicamos preciosas horas para servir ao Governo em suas diferentes esferas e às instituições reguladoras como a Anvisa por exemplo. Portanto, o espírito de servir deve estar no DNA de todos os profissionais de logística. 
Temos um papel essencial no atendimento dos nossos Clientes, mas normalmente somos tratados como coadjuvantes em toda a história. Na maioria dos casos o mérito é atribuído às características funcionais do produto, à campanha mercadológica desenvolvida pela empresa ou às ações da equipe de vendas. Não participamos de cruzeiros pela costa brasileira, nem de workshops em belos resorts na Região Nordeste, nem de safáris pelo Pantanal ou na floresta amazônica, mas sempre somos elevados à categoria de protagonistas quando as coisas não dão certo. Aí, sempre somos os primeiros a serem lembrados. 
Como você pode ver, não é fácil trabalhar na área de logística. Somos garçons e muitas vezes somos incompreendidos. Incompreendidos não apenas pelos Clientes e por companheiros de trabalho, mas muitas vezes até incompreendidos por familiares, que não entendem o porquê de tanta dedicação diante de tamanhas dificuldades. Para atuar na área de logística é preciso ser FORTE e AMAR o que fazemos. Apenas estando apaixonados pelo que fazemos é que reuniremos condições emocionais para continuar servindo (e servindo bem) apesar de todas as dificuldades inerentes à profissão. 
Portanto, precisamos ser GARÇONS e exímios EQUILIBRISTAS. 
Além de sermos garçons, exímios equilibristas, fortes, apaixonados pelo que fazemos e incompreendidos, precisamos dominar diferentes tipos de conhecimentos, como estatística, engenharia econômica, pesquisa operacional, softwares diversos (Microsoft Excel avançado, Microsoft Access, CAD, ferramentas de simulação, etc.), técnicas de negociação, liderança, etc. 
E também precisamos ser MÁGICOS, pois sempre somos “incentivados” a identificar soluções alternativas nas mais conturbadas situações possíveis, já que não dispomos de infra-estrutura operacional adequada (espaço físico, docas, equipamentos de movimentação, etc.). 
Veja só então como não é fácil ser um profissional de logística. É preciso desenvolver uma altíssima capacidade de analisar e solucionar problemas, raciocínio lógico e bom senso, empatia, bom relacionamento, trabalho em grupo, senso de urgência, etc, etc, etc. Ou seja, tudo aquilo que um “super-homem” precisa ter. 
Atuar em logística é estar na vanguarda, sempre um passo à frente, atento a tudo. Trabalhar em logística é, antes de tudo, uma excepcional recompensa pelo aprendizado e amadurecimento! É uma atitude corajosa e em função dos desafios existentes, é um trabalho para poucos! Parabéns profissional de logística, esteja você onde estiver, seja em um Centro de Distribuição dentro de uma câmara de congelados, a mais de 20 graus negativos, seja em uma plataforma de carga e descarga, suportando o calor do norte ou nordeste ou o frio torturante do sul brasileiro. Esse artigo é uma pequena homenagem a esses bravos homens e mulheres, garçons, equilibristas e mágicos que possibilitam que produtos e serviços cheguem aos lares de todos os brasileiros nesta imensidão que é o nosso país!
Fonte: Artigo por Marco Antonio Oliveira Neves Diretor da Tigerlog Consultoria e Treinamento.